O que o País não tem a CUF produz

Sede CUF Rua do Comércio

Este foi o princípio para Alfredo da Silva criar o maior grupo industrial, comercial e financeiro de Portugal. Aos 26 anos, concebeu um projeto ambicioso, que viria a modelar o futuro da indústria portuguesa: a fusão da sua empresa, a CAF, com a CUF. Assim, em 1898 a nova CUF passava a produzir sabões, velas e óleos vegetais, e viria a tornar-se um gigante da indústria, ao iniciar em Portugal a produção de adubos em grande escala, ajudando a desenvolver a agricultura portuguesa.
A CUF foi o ponto de partida para um vasto grupo de empresas onde se viriam a incluir também a Tabaqueira, o Estaleiro da Rocha do Conde de Óbidos (depois Lisnave), o Banco Totta e a Companhia de Seguros Império. Dos adubos e sabões, Alfredo da Silva estendeu a sua atividade também à navegação, à banca e aos seguros, fazendo jus ao seu lema “O que o País não tem a CUF produz”.