Outras Iniciativas

SELO COMEMORATIVO DOS 150 ANOS DO NASCIMENTO DE ALFREDO DA SILVA

Para comemorar os 150 anos sobre o nascimento de Alfredo da Silva, a Fundação Amélia de Mello propôs aos CTT a emissão de quatro selos alusivos à sua pessoa e às suas principais realizações.

Herdeiro de uma tradição familiar comercial, começou cedo a dedicar-se aos negócios e rapidamente se destacou pela sua visão empresarial e vontade de contribuir para o desenvolvimento de Portugal. Nos finais do século XIX criou a maior organização industrial do país, o Grupo CUF e, ao longo de quatro décadas de atividade, foi incorporando outros setores, deixando aos seus sucessores o maior grupo económico do país.

O seu legado e a forte cultura institucional que imprimiu às suas empresas contribuíram de forma decisiva para que os seus sucessores desenvolvessem uma forte dinâmica empresarial dez anos depois da nacionalização do Grupo CUF e de todas as suas empresas afiliadas, fazendo-o renascer em novos moldes, mas respeitando a tradição empresarial e de gestão incutida pelo seu fundador.

A emissão desta série limitada de quatro selos pretende recordar a mais relevante iniciativa empresarial ocorrida em Portugal em quase século e meio, para que outros se sintam inspirados em contribuir para colocar Portugal na senda do progresso económico e social.

FILME SOBRE A VIDA E OBRA DO EMPRESÁRIO

Com o objetivo de dar a conhecer ao grande público a história, a obra e o excecional legado material e imaterial de Alfredo da Silva, a Fundação Amélia de Mello lança um documentário que retrata o papel ímpar que o empresário desempenhou na economia e sociedade portuguesa. Visionário e empreendedor, criou o maior e mais diversificado grupo empresarial do país no século XX, integrando mais de uma centena de empresas.

Para além da sua atividade empresarial, o documentário evidencia a importância da obra social, inédita no seu tempo, sobretudo nas áreas da habitação, da cultura, da formação e da saúde, que teve o seu expoente com a construção de um hospital para prestar serviços médicos gratuitos aos trabalhadores.

Este filme é um olhar sobre o passado, que se inicia com Alfredo da Silva e prossegue com a história do Grupo CUF e do país, através dos percursos dos sucessores Manuel de Mello, seu genro, e dos seus dois filhos, Jorge de Mello e José Manuel de Mello. É um contributo para cristalizar a memória e perspetivar o futuro nas próximas décadas, através dos grupos Sovena e José de Mello, herdeiros do legado familiar e empresarial de Alfredo da Silva, mantendo-se fiéis ao compromisso de investir no desenvolvimento económico e social do país.

Com a duração de 50 minutos, o documentário produzido pela Panavideo revela imagens inéditas de arquivo, recorrendo ao espólio documental e fotográfico dos grupos Sovena e José de Mello e ao arquivo da RTP. Inclui os testemunhos de importantes personalidades do meio académico, empresarial e político, e desvenda memórias de membros das famílias José de Mello. O guião desta viagem ao passado e ao futuro conta com a colaboração de Miguel Figueira de Faria, o biógrafo de Alfredo da Silva.