A vertente política do empresário com voz

Na política, como nos negócios, Alfredo da Silva soube fazer-se ouvir e foi sempre bastante combativo na defesa dos interesses das suas empresas. Foi em primeiro lugar um empreendedor e homem de negócios, mas sempre se manteve próximo do poder político para salvaguardar os interesses das suas empresas. Por duas vezes acabou mesmo por desempenhar funções políticas ainda que a política nunca tenha sido a sua ambição. O seu principal propósito era ter voz como empresário nas decisões políticas e tentar influenciar o rumo da economia nacional de forma a defender os seus negócios. Foi assim que em 1906 se tornou deputado pelo círculo de Setúbal (onde se incluía o Barreiro, o principal polo dos seus negócios) e em 1918 foi eleito como senador em representação da Associação Industrial Portuguesa.
Na política, como nos negócios, sempre soube fazer ouvir as suas opiniões com clareza, frontalidade e assertividade e foi sempre bastante combativo na defesa dos interesses das suas empresas.