O CONTRIBUTO DA CUF
PARA A MEDICINA
EM PORTUGAL

Lisboa, Hospital CUF Tejo

O Contributo da CUF para a Medicina em Portugal

Sobre a conferência:

Há 75 anos ao serviço da saúde dos portugueses, a CUF é hoje líder na prestação de cuidados de saúde de qualidade em Portugal, contando com uma rede de 18 hospitais e clínicas, presente em 13 municípios, e a gestão de um hospital em parceria público-privada (PPP).

O percurso desta instituição 100% portuguesa iniciou-se em 1945, com a inauguração do Hospital CUF, em Lisboa, que juntava dois dos principais valores que viriam a marcar a história da CUF ao longo das décadas seguintes: a responsabilidade social e a inovação.

A rede foi-se expandindo desde então, de Norte a Sul do país, para responder de forma cada vez mais próxima e eficaz às necessidades de saúde da população, ao mesmo tempo que se reforçava a aposta na inovação, na investigação, no ensino e na formação.

A credibilidade e excelência que sempre lhe foram reconhecidas levou a CUF a ser selecionada para assumir a primeira gestão em PPP de um hospital do Serviço Nacional de Saúde em Portugal: o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) e mais tarde o Hospital de Braga e o Hospital Vila Franca de Xira, cujo contrato de gestão ainda vigora.

Em 2020, e no contexto da pandemia COVID-19, a CUF colocou-se mais uma vez, e desde o primeiro momento, ao serviço do país, tendo sempre procurado conciliar a contenção da pandemia, com a necessidade de assegurar cuidados de saúde à população, garantindo condições de segurança a doentes e profissionais. Ao mesmo tempo, a CUF preparava e concretizava a abertura do maior e mais emblemático projeto dos seus 75 anos de história: o Hospital CUF Tejo. Um dos projetos mais marcantes da saúde privada em Portugal, pensado desde o primeiro momento numa perspetiva que aliou a experiência e o saber de 75 anos das equipas da CUF, a um trabalho estruturado de pesquisa de melhores práticas a nível internacional.

A conferência “O contributo da CUF para a Medicina em Portugal” pretende ser um espaço de  reflexão sobre a atuação da CUF no sistema de saúde em Portugal ao longo de mais de sete décadas e pretende ser, em si mesma, um contributo para a promoção do conhecimento sobre a Inovação em Saúde, na vertente da Inteligência Artificial, na Simulação Médica, na Medicina Intensiva ou na Inovação Farmacológica, com a presença de especialistas nacionais das várias áreas. A conferência conta ainda com a intervenção final da keynote speaker, Sandra Swain, reconhecida oncologista e investigadora americana, especialista na área do cancro de mama.

LOCAL

Lisboa, Hospital CUF Tejo

Download do Programa

O nosso parceiro

Próxima Conferência

A Obra Social da CUF