A HISTÓRIA EMPRESARIAL

28 setembro 2020

A História Empresarial e os seus Protagonistas

Sobre a conferência:

Alfredo da Silva foi um grande empreendedor e empresário, tanto à escala nacional como europeia. A sua visão e orientação para o porvir e a capacidade para concretizar estratégias inovadoras em Portugal, resultaram na construção de um grande grupo empresarial, que lhe sobreviveu e continuou a transformar-se. É, assim, natural que a história de Alfredo da Silva, e do Grupo que fundou, tenham inspirado, e continuem a inspirar, aqueles que acreditam na capacidade individual e coletiva de criar valor e de construir o futuro através da adoção de comportamentos empreendedores, seja em empresas já existentes, na fundação de novas empresas e, porventura, em atividades sem fins lucrativos, autónomas ou complementares à atividade empresarial. Entendemos que aproveitar a celebração dos 150 anos do seu nascimento para recolher e sistematizar informação sobre a recente história empresarial em Portugal e promover estudos sobre empresas, empresários e gestores, sem cair na hagiografia, é a forma certa de o homenagear, evidenciando a atualidade do seu exemplo.

Para além da dimensão académica, a história empresarial releva pelas lições que sucessos, e erros, permitem tirar não apenas no domínio da economia ou gestão, mas também da ciência política e das ciências sociais, em geral. E se a história de muitas das empresas com tradição, e vários anos de vida, está razoavelmente documentada, existe uma grande lacuna no que se refere às empresas que emergiram há poucos anos. Quem está por detrás da iniciativa empresarial? Quais as caraterísticas dos fundadores das novas empresas (género, idade, qualificações, experiência anterior. .. )? O empresário ou gestor, será um produto do seu tempo e da sua envolvente ou, pelo contrário, haverá características perenes, comuns a várias épocas e contextos? Qual a contribuição das jovens empresas para a inovação, o emprego e o produto? Fazem a diferença?

Com este pano de fundo, a Católica Porto Business School propôs-se organizar uma conferência, onde se destacam as histórias empresariais e os seus protagonistas como inspiradores do futuro. Alfredo da Silva é caso quase único, entre nós, mas é, em certo sentido, um homem do seu tempo. A sua obra merece divulgação internacional, comparando com a de outros empresários seus coetâneos. Para o efeito contaremos, como orador principal do evento, com Geoffrey Jones, professor da Harvard Business School, com investigação e publicações no domínio da história empresarial. Perscrutando o futuro, apresentar-se-á, primeiro, um estudo sobre empreendedorismo e os seus atores, tendo como base cerca de 200 casos de jovens empresas observadas por alunos da CPBS e, por fim, escutar-se-á o testemunho de alguns dos que, hoje, têm aresponsabilidade de dirigir, e dar ambição, a empreendimentos com passado e reputação.

LOCAL

Porto, Católica Porto Business School

DOWNLOAD DO PROGRAMA

PARTE I